Respostas para 8 objeções que diminuem 52% das vendas online

Respostas para 8 objeções que diminuem 52% das vendas online
22 de maio de 2014 Willian Baldan

Você sabe que n motivos impedem as pessoas de comprar, mas se você entender como contornar alguns desses motivos, certamente passará a vender mais.

Essas 8 objeções não servem para qualquer tipo de produto, mas algumas vão se encaixar no seu. São objetivas para infoprodutos, mais especificamente cursos online.

A seguir você confere 8 das 16 objeções clássicas.

 

1 – Isso não da certo

objecao-para-vender-mais_isso nao da certo

A objeção do “Isso não dá certo” é muito comum e você pode matá-la facilmente mostrando cases de sucesso.

Conte histórias que abordem dor e superação. As pessoas se identificam com o sofrimento das outras e não com as conquistas.

 

2 – Não confio no vendedor

objecao-para-vender-mais_nao confio no vendedor

A reputação do profissional de vendas não é das melhores.

E quem não lembra da famosa frase “Isso é papo de vendedor”? O lado bom disso é que o simples fato de contar sua história, mostrar o caminho que trilhou e falar da sua experiencia no mercado, gera afinidade e afinidade constrói confiança, eu e você sabemos que toda venda acontece com base na confiança.

 

3 – Isso não da certo pra mim / No Brasil isso não funciona

objecao-para-vender-mais_isso nao funciona pra mim

Um mindset de ‘pessoas que foram moldadas por um histórico de liderança e mídia para aceitarem viver no pouco’ sempre vai achar que as oportunidades boas são boas demais para sí, e por isso não pode ser real ou não funcionam para sí.

Você pode resolver isso dizendo: Mesmo que você seja tímido, alto, baixo, magro, empregado, sem estudos, leigo, etc. poderá aplicar… – Pegue todos os casos particulares e diga que funciona para todos os perfis que de fato funcionam.

 

4 – Não vou conseguir implementar

objecao-para-vender-mais_nao vou conseguir implementar

Metralhar o cliente de informação é um erro muito grave e muitos vendedores cometem. Não aborde muitos métodos, ferramentas ou processos que vão muito além do conhecimento que o cliente em potencial se encontra.

A solução é falar/mostrar o método simples, amigável, mensurável, específico, temporal, alcançável e realista para o target que consumirá o material, produto ou serviço.

 

5 – Não preciso disso agora

objecao-para-vender-mais_nao preciso disso agora

As pessoas se enganam e se auto-sabotam ao dizer que não precisam disso agora, que vão deixar para o ano que vem, que o momento não é apropriado, quando na maioria das vezes a verdade é que o comodismo as domina, e a postergação passa a ser sua melhor amiga.

A solução para essa objeção é criar Escassez – seja escassez de tempo, bônus, vagas, lote, desconto, etc.
Você pode complementar qualquer uma dessas dizendo que o lote está acabando, quando na verdade ninguém nunca sabe quanto falta, ainda que esteja mesmo acabando, dessa forma você aperta o gatilho da ansiedade positiva.

 

6 – Tenho que consultar minha esposa, chefe, namorada, mãe…

objecao-para-vender-mais_Tenho que consultar minha esposa, chefe, etc

Uma atitude correta mas nem sempre a mais vantajosa.

Quando um empreendedor vai consultar sua mulher, terá de explicar tudo o que aprendeu e como ele ainda não é especialista naquele assunto, não conseguirá abordar todas as vantagens e desvantagens sobre aquela compra. Por conta disso uma grande barreira é criada e você perde mais de 50% das vendas.

Mas tenha calma, isso também é simples de resolver.

Ao final de uma apresentação, seja uma pagina de vendas, vídeo ou e-mail, agende uma palestra para explicar o produto em vídeo ao vivo com o propósito de ajudar a pessoa a decidir por sí própria, ou simplesmente dando a ela a oportunidade de levar o seu consultor (cônjuge, pai ou namorado) para entender porque ela deve comprar e apoiá-la na decisão.

 

7 – Ninguém pode saber (Casos isolados)

objecao-para-vender-mais_7 - Ninguém pode saber (Casos isolados)

Isso funciona para produtos relacionados a problemas íntimos e produtos que mexem com o ego ou insegurança dos compradores, um exemplo é “controle de ejaculação precoce”.

As vezes o produto é bom, mas o comprador não quer que saibam que ele está fazendo essa compra.

A solução é ser discreto, diga que o produto vai chegar em uma caixa de pão, que não será anunciado no facebook dela que realizou essa compra, que os dados são criptografados, que os e-mails de confirmação não são reveladores e por aí vai. É importante dizer que ninguém vai saber.

 

8 – E se der certo?

objecao-para-vender-mais_E se der certo-

Por último mas não a pior, essa objeção é muito pouco explorada e não menos importante.

Quando você compra algo que vai te levar para outro patamar, você sempre vê aquele filminho de você no futuro com tudo aquilo dando certo mas algumas pessoas rindo de você por conta de alguma coisa que terá de fazer e não sabe como, então por falta de instrução acredita que fará tudo errado e será motivo de piada. O medo de ser chacota impede muitas pessoas de darem o primeiro passo, que nesse caso é a venda.

Solução: Dê um bônus que resolve alguns dos problemas que o comprador enfrentará se der tudo certo. Essa objeção pode ser um pouco mais difícil de ser interpretada, por isso vou te dar um exemplo:

Se você compra a Fórmula de Lançamento, para que as coisas comecem a andar você vai precisar gravar vídeos, mas não tem nem ideia de câmera, luz, edição e ainda por cima não tem uma boa dicção. Eu resolveria seu problema oferecendo como bônus um curso de “como gravar vídeos e perder o medo de falar pra câmera”.

Ou seja, ofereça um bônus que resolve a dor do “E se der certo?”

 

Então era isso, se você gostou desse artigo comente “QUERO MAIS” nos comentários e eu vou tirar do baú mais 8 objeções clássicas e criar um novo artigo como parte 2.

 

Fonte:

Palestra degustadora gratuita do curso Ijumper de Conrado Adopho/Webliv

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Comment (1)

  1. Sarah Danielli 2 anos atrás

    Muito bom , com certeza vou aplicar isso!!!!

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