EdgeRank do facebook – O que é e porque você deve se atentar a ele

O facebook criou o “EdgeRank” para melhorar a experiência do usuário e conseguiu. Mas essa mudança não agradou a todos.

Neste artigo você vai ver:

  • O que é o Edge Rank do facebook
  • Porque foi criado
  • Como tudo é filtrado
  • Benefícios e malefícios
  • Conclusão

 


este vídeo trata todos os pontos acima em detalhes

 

O que é EdgeRank

Edge = Interação. Para o edgerank tudo é número, para cada amigo e página você tem um número que classifica o grau intimidade e interesse daquilo para você, assim como ‘você’ e cada post seu tem um número que classifica sua relevância para cada pessoa.

A questão que será abordada é como o facebook entende e classifica isso.

O EdgeRank afeta “apenas” o que aparece no feed de notícias. De acordo com a relevância de cada amigo, página, parente, seguidor, anúncio e interesse as coisas são filtradas e aparecem para você.

 

Porque foi criado

De acordo com o crescimento do facebook, a quantidade constante de postagens se tornou um problema para os usuários.

As pessoas não estão interessadas em tudo o que seus amigos postam, mas o facebook mostrava tudo o que era postado em tempo real para quem estava no feed de notícias no momento das publicações.

Lembra quando as pessoas diziam que “o facebook só tem merda”? Justamente porque o facebook não conseguia filtrar as coisas e mostrava tudo para todo mundo.

Foi então que a rede social decidiu entender os interesses de cada usuário para mostrar apenas conteúdo relevante para cada um deles.

 

Como tudo é filtrado

O Edge mostra mais as publicações que tem mais interações, isso é óbvio, mas o que a maioria dos usuários não tem ideia, é o peso que tem cada tipo de interação.

O próximo artigo sobre Edge Rank abordará isso especificamente.

Mas resumindo, tudo o que você curte tem uma categoria e influencia no edgerank das coisas para você, tudo o que você comenta, todos os amigos que você conversa no inbox, perfis que visita, páginas que curte, filmes que assistiu, livros que leu, músicas/vídeos que compartilhou e tudo o que você possa imaginar. Alguns dizem que até as palavras que você usa em suas conversas por inbox são identificadas para filtrar seus interesses.

 

Benefícios e malefícios

Foi péssimo: Todas as empresas que estão no facebook sofreram um GRANDE impacto com a implementação do edgerank. Simplesmente porque todos os posts passaram a alcançar menos pessoas.

Ainda tem um jeito, pagando para impulsionar as publicações, e mesmo com esse tipo de interação é possível filtrar perfis daqueles que curtiram e não impulsionar para todos.

Foi ótimo: Levantando as questões citadas acima, foi excelente para o usuário. Agora ele não vê mais tanta informação inútil e desinteressante, consequentemente passa mais tempo na rede social.

 

Conclusão

Como todo o facebook não faria sentido sem os usuários ativos, essa foi uma das melhores coisas que Mark e CIA fizeram até hoje.

O engajamento não para de crescer, o facebook não perdeu a graça assim como outras redes sociais.

Hoje podemos dizer que o facebook é uma rede social que agrega, seja para uso profissional, pessoal, para divertimento, protestos, informação ou mesmo se atualizar.
Essa rede social te entrega tudo, O QUE VOCÊ QUER.

 

 

Shares

Comments (0)

Deixar uma resposta

Pin It on Pinterest

Shares