Como dobrar sua conversão de opt-ins – #conversão #sacadas

O problema do Opt-in.

Não é de hoje que se discute a eficiência do uso ou não uso do opt-in. A verdade é que está cada vez mais fácil cair na pasta ‘lixo eletrônico’, e o uso do opt-in te blinda desse problema. O problema é que cerca de 40% confirmam o e-mail, os outros 60% se perdem.

Com essa estratégia você consegue aumentar no mínimo 50% do total anterior, ou seja, se conseguia 40% de confirmação deverá passar para 60% no mínimo. Então vamosa prender como dobrar sua conversão de opt-ins.

 

Vou resumir a estratégia mais comum:

A Sarah acessou sua página de captura, se interessou pelo material que oferece em troco do e-mail dela e se cadastra em seu formulário, em seguida ela naturalmente recebe um e-mail de confirmação. Para provar que foi ela mesma que se cadastrou e autorizar você a enviar e-mails relacionados para ela.

Até aí tudo certo, agora a Sarah entra no e-mail dela pra fazer o download, (já que você avisou na página de conversão que acabou de enviar um e-mail com o download). Olhando a caixa de entrada Sarah encontra o seu e-mail dizendo, “confirme seu cadastro”. Logo ela pensa, – Tenho que me cadastrar então para conseguir baixar… pensei que era só preencher o formulário pra receber o link no meu e-mail. Ah ele vai ficar me enviando e-mail de propaganda se eu confirmar, melhor deixar queto.

Em alguns casos a pessoa se cadastra, baixa o conteúdo e se descadastra. Isso acontece quando elas já não aguentam mais receber e-mails de venda em sua caixa de entrada. Nesse cenário, a Sarah não vai se tornar uma lead e nem fazer o download, porque ela simplesmente não acredita que valha a pena completar a ação. É aí que entra o facilitador a sacada…

A estratégia certa que vai dobrar sua confirmação de e-mails:

A Sarah acessou sua página de captura, se interessou pelo material que oferece em troco do e-mail dela e se cadastra em seu formulário, em seguida ela naturalmente recebe um e-mail de confirmação. Para provar que foi ela mesma que se cadastrou e autorizar você a enviar e-mails relacionados para ela.

Até aí tudo certo, agora a Sarah entra no e-mail dela pra fazer o download, (já que você avisou na página de conversão que acabou de enviar um e-mail com o download). Olhando a caixa de entrada Sarah encontra o seu e-mail dizendo, “Aqui está o seu e-book, baixe agora“. Logo ela pensa, – Legal, chegou rapidinho, deixa eu baixar que estou curiosa. Então ela abre o e-mail e clica no link pra baixar.

Aí você me pergunta. – Então não é pra usar opt-in, e sim mandar direto um e-mail de auto-responder?

A resposta é NÃO! Você pode fazer isso ao mesmo tempo que faz optin, vou explicar como:

  1. Invés de usar a página de confirmação de e-mails padrão de seu sistema de e-mail mkt, use uma url personalizada, nessa url coloque o link da página da recompensa que prometeu na captura.
  2. Personalize o assunto do e-mail. Invés de “confirme seu cadastro” use “Aqui está o e-book xxx, baixe enquanto é grátis”.
  3. Personalize o corpo do e-mail, não deixe muito formal, tente personalizá-lo chamando a pessoa pelo nome, apenas avise que baixando esse material ela te dá liberdade de enviar outros e-mails sobre esse assunto pra ela.
  4. Veja suas confirmações disparando. Assim você corta dois troncos com uma machadada só.

 

Eu sei que você pode não ter entendido, por isso, como sempre eu gravei um vídeo para te explicar :)

E aí gostou? Eu sei que é chato pedir, mas compartilhar esse post ajuda muito a minha vida :) Eu gosto do feedback dos leitores sobre todos os assuntos, acho fundamental para saber que tipo de conteúdos vocês querem que eu produza. Pra eu não perder tempo e ajudar vocês de maneira mais eficiente.

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